PES 2011 Tudo Tudo
Pro Evolution Soccer 2011 Melhor jogo de futebol;
Conhecida como uma das franquias de futebol mais tradicionais do video game, a série Pro Evolution Soccer (conhecida antigamente como Winning Eleven, o seu nome oriental) recebe mais uma edição produzida pela Konami.
Desta vez, a companhia promete melhorias nos aspectos visuais do game, assim como em sua jogabilidade — que conta agora com o inovador recurso que permite controlar dois jogadores simultaneamente, uma artimanha que pode definir resultados. Além disso, a localização completa do jogo para o português do Brasil mostra que a companhia continua investindo na busca de ocupar um lugar de destaque dentro do gênero.
Aprovado
Um olho no gato, outro no peixe
De modo geral, são notáveis as melhorias apresentadas por esta edição do game. A inteligência artificial dos companheiros de time foi bastante aprimorada, fazendo com que encontrá-los no lugar certo em campo não seja um evento raro.
No entanto, é o recurso de controle de dois jogadores simultaneamente que mais se destaca. Pressionando o pino analógico direito do controle, é possível selecionar um segundo atleta e comandá-lo até o local que você desejar.
É claro que é bastante complicado prestar atenção em dois pontos distintos da tela e ainda permanecer com a posse de bola. Por conta disso, a Konami também adicionou uma opção na qual a nova habilidade faz com que o segundo jogador saia correndo em direção ao campo adversário. Algo que, embora pareça um pouco mais limitado, pode ser aquele empurrãozinho que falta para abrir o placar.
Cumpra os desafios e supere suas dificuldades
Já para aqueles que encontrarem alguma dificuldade em relação às novidades ou a outros aspectos do game, há também um modo de treino que oferece pequenos desafios, como percorrer um caminho de cones ou conseguir acertar pontos específicos do gol durante as cobranças de falta.
Estádio virtual
O visual também recebeu algumas melhorias significativas em relação à edição anterior, sendo que o estádio e todos os seus elementos garantem uma imersão total na experiência do game. É possível visualizar repórteres e fotógrafos em volta do campo, bem como os técnicos e seus ternos na beira do gramado, algo que pode fazer algum desavisado acreditar que está assistindo uma partida real pela TV.
Tudo no seu idioma
Uma boa vantagem de Pro Evolution Soccer é o fato do título estar todo em português do Brasil. A localização, que é rara nos video games, auxilia bastante o entendimento dos modos de jogo mais específicos, assim como a compreensão dos comandos mais complexos.
Além disso, o título conta mais uma vez com a narração de Sílvio Luiz, o mítico locutor esportivo que, além de narrar em nosso idioma, ajuda a dar um pouco mais de emoção às partidas.
Reprovado
Mais do mesmo
Embora tenha realizado um grande salto em relação a sua edição anterior, PES 2012 também tem as suas falhas. Como um título anual que precisa se renovar sempre, o jogo comete o deslize costumeiro de não oferecer novas modalidades de jogo. Dessa forma, ainda que a Libertadores e a UEFA Champions League continuem disponíveis, pouco há de diferente quando comparamos ao conteúdo da edição do ano passado do game.
E as licenças, cadê?
A falta de licenciamento de seleções e times em PES 2012 chega a ser deprimente. O problema principal, no entanto, não é a ausência da licença oficial, mas a falta de cuidado com detalhes importantes das principais equipes. O Brasil, por exemplo, tem uniformes inteiramente verdes, enquanto a Argentina chega a ostentar uma irônica camisa reserva amarela com o símbolo do país em azul.
Outros problemas ocasionados pelas questões de licenciamento se referem às partidas. Enquanto há seis times brasileiros no modo Libertadores (Santos, Cruzeiro, Grêmio, Fluminense, Internacional e Corinthians), nenhum é possível enfrentar equipes como a do Barcelona com nenhum deles. Uma triste limitação para aqueles que gostariam de ver Neymar disputando contra Messi fora dos jogos entre Brasil e Argentina.
Atravessando os colegas
Já sobre o aspecto gráfico, enquanto o jogo possui o mérito de apresentar alguns dos estádios mais vivos dos games, dentro de campo a história é outra. O defeito gráfico chamado de clipping é bastante frequente durante as colisões de esportistas, sendo que em alguns casos beira até mesmo ao absurdo, visto que os atletas praticamente se atravessam por completo.
Vale a pena?
O grande problema das séries anuais é oferecer novidades suficientes que justifiquem os novos lançamentos. Enquanto PES 2012 recebeu algumas pequenas adições em seus modos, o que realmente o torna diferente de seus antecessores são a nova inteligência artificial e o recurso de uso de dois jogadores simultâneos.
Ainda assim, algumas falhas, como a falta de licenciamento de alguns times e a impossibilidade de realizar jogos entre equipes da Libertadores e das demais ligas, são frustrantes e podem incomodar bastante os amantes da série.
Esses problemas, no entanto, não são novos, sendo que o público apreciador da franquia convive com eles há bastante tempo. Sendo assim, para quem não se importa com detalhes como esses, Pro Evolution Soccer 2012 pode ser a escolha certa, com a vantagem de ainda ser totalmente em português.
Pro Evolution Soccer 2011 (oficialmente abreviado como PES 2011 e conhecido na Ásia como World Soccer: Winning Eleven 2011) é um jogo eletrônico de futebol da série Pro Evolution Soccer desenvolvido e publicado pela Konami com assistência do Blue Sky Team.[3][4] O jogo foi anunciado em 9 de fevereiro de 2010 e foi lançado em 8 de outubro do mesmo ano na Europa nas plataformas PlayStation 3 e Xbox 360 e no dia 02 de novembro para Nintendo Wii, PC, PlayStation 2 e PSP. Na América Latina, o jogo foi lançado em 19 de outubro de 2010 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, chegando ao Brasil 5 dias depois, no dia 02 de novembro para PlayStation 2 e PSP e no dia 30 de novembro para Nintendo Wii.[2]
A Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa da UEFA são os destaques do game, que conta pela primeira vez com a presença da Supercopa Europeia e da Copa Libertadores da América, totalmente licenciadas.[5][6] O primeiro trailer oficial foi divulgado em 4 de maio de 2010,[7] que foi sucedido por um trailer da E3 de junho de 2010 mostrando as novas funcionalidades do PES. O jogo marca o retorno de Lionel Messi na capa cover.
Uma versão demo do PES 2011 tornou-se disponível para download em 15 de setembro de 2010 para PC e PS3, sendo que os assinantes do serviço PlayStation Plus já puderam utilizá-lo em 8 de setembro. Na versão demo, os jogadores poderão disputar partidas de 10 minutos com 4 times: FC Barcelona (time do cover Messi), Bayern Munich (finalista da Liga dos Campeões), S.C. Internacional e C.D. Guadalajara (ambos finalistas da Libertadores).[8]
Para incentivar a compra do jogo original, a Konami lançou também um cartão, denominado Konami Gamers Club, que foi distribuído a todos que comprarem o jogo e permitiu o acesso exclusivo a diversos extras, como vídeos, papéis de parede e jogos.[2]
Novidades
- Controle total: a Konami reforçou em 360° a relação dos passes, oferecendo um nível sem precedentes de controle para cada passe, chute, arremesso de lateral, tiro de meta e passes em profundidade. Isto permite aos usuários passar a bola no espaço e mover-se com total liberdade. Os jogadores poderão fazer uma pressão aos adversários para forçá-los a perder a bola.
- Chute e indicador de stamina: além do indicador genérico da força na hora do chute, o PES 2011 traz detalhes exatos da oportunidade. Correr constantemente afetará aos movimentos do jogador e resultará em um efeito adverso em suas estatísticas, com grande probabilidade de erros de passes e perda de ritmo. Os jogadores recomporão a energia perdida durante o intervalo.
- Nova posição dos defensores: agora os defensores mantém suas posições e não saem ao encontro de qualquer bola, ficando na marcação para forçar o atacante a um erro.
- Goleiros melhorados: de acordo com a base da liberdade total dos movimentos, os jogadores agora podem controlar mais seguidamente o goleiro. Isto permite uma rápida reposição de bola, defesas com reflexo, precisão nos tiros de meta, e distribuição da bola para gastar o tempo ou acelerar o ritmo.
- Animação e física dos jogadores: a produção do PES remodelou completamente os elementos da animação do jogo. Isto pode ser observado antes do pontapé inicial de cada jogo, com movimentos mais naturais e uma aceleração mais rápida do que nos outros jogos da saga. O físico dos jogadores também foi melhorado, fato que foi solicitado veementemente nos fóruns de discussão do PES, sendo que empurrões e bloqueios agora parecem mais com a realidade. O ambiente do estádio fará parte também da atmosfera do jogo. Os jogadores irão se comportar de forma realista quando a bola é jogada para fora ou acontece uma falta, e andarão e correrão de forma natural e individual.
- Editor de estádio: o editor de estádio lhe permitirá criar seu próprio estádio. Você poderá escolher entre a capacidade (de 1.000 a 100.000), as cores do banco, editar os painéis de publicidade, o estilo do gramado, as redes, a arquitetura e as coberturas, intensidade da luz, chão liso e grama ao redor do campo. Além disso, você pode optar por deixar as arquibancadas mais próximas ou distantes do gramado e túneis na hora da entrada. Depois de feito isso, você deverá configurar o seu estádio. Pode escolher o plano de fundo, com uma variedade de imagens urbanas e rurais, e também com imagens próprias ou cordilheiras semelhantes a que apareciam na inicialização de Pro Evolution Soccer 3. Com esta ferramenta, é possível criar muitos estádios e ampliar o atual número, que é de 25 (nem todos são licenciados). O número máximo de estádios que podes criar é 25, totalizando 50.
- Velocidade do jogo: o novo nível de controle total do PES 2011 faz um ritmo mais ponderado do jogo, que varia em algumas situações. Os jogadores correrão muito em contra-ataques, mas em contrapartida, é muito difícil percorrer todo o meio de campo com um único jogador. Para isto, deve haver uma rápida troca de passes.
- Estética: O PES 2010 apresentou o melhor gráfico de todas as edições da saga e no PES 2011 está melhor ainda. A animação facial foi aprimorada, com cerca de 1000 novas opções que foram resultado de um trabalho de 100 horas de captura e edição de fotos. Todos os aspectos dos movimentos dos jogadores foram reformulados, com uma corrida mais natural, arremessos de laterais sem padrões default (dois jogadores marcando e dois para receberem), entre outros fatos. A aceleração e desaceleração são mais naturais ainda. A seleção brasileira não é licenciada e possui a camisa branca ou resto do uniforme todo alterado, visto que o tempo do lançamento da CBF ainda não havia liberado o uniforme oficial.
- Táticas e estratégias: o grande número de opções disponíveis na série PES tem proporcionado uma simulação extremamente flexível, permitindo aos jogadores imporem seu modo individual de jogar em cada partida. A equipe de produção do PES implantou um novo método chamado "Drag and Drop", onde é possível configurar todos os dados de uma equipe, e não somente a formação e os jogadores.
- Master Liga online: A Master Liga irá trazer uma novidade muito esperada pelos fãs, que é a de poder jogar online com os seus jogadores da Master Liga. O PES 2011 marcou a estréia do modo na forma online, onde os jogadores competem com os adversários e é feito um ranking dos melhores do mundo.
- Editar outras características: O PES 2011 não traz um editor de chuteiras. As chuteiras e as bolas são adicionadas automaticamente através de patchs, como aconteceu na edição anterior, mas de forma ainda mais reforçada. Você será capaz de criar jogadores, times, estádios e até ligas completas(para serem utilizadas em modo offline no Rumo ao Estrelato, Liga/Copa, Master Liga e UEFA Champions League, e criar um novo escudo para liga). Além do mais, você poderá editar os escudos de cada time, o que mostra a superioridade em relação ao PES 2010.
- Infelizmente, todas as novidades não estarão para a versão PlayStation 2.
Os times da Copa Libertadores são "isolados" na versão para Xbox 360/PS3/PC do jogo. Esses times só podem ser jogados no modo "Copa Santander Libertadores"(na a versão para PC foram lançados patches não-oficiais em que libera os times da Libertadores). Nas versões para PS2/PSP, além de não poder jogar com eles no modo "Amistoso" e "Master Liga", esses times não são editáveis (ou seja, não aparecem no modo "Edit"). Só se pode fazer amistoso entre eles, ou seja, só entre times da Libertadores.



